equipe3

Thursday, June 01, 2006

A febre dos sites de relacionamentos


Por Anderson Farias

A internet tem sido uma ferramenta indiscutivelmente necessária ao homem contemporâneo, com ela a comunicação e a troca de informações tornaram-se fácieis entre as pessoas de várias partes do mundo. Com este gancho, surge no Brasil uma verdadeira “febre”: os sites de relacionamento virtual, que têm o intuito de encadear uma grande rede de amigos e comunidades, ampliando o diâmetro sócio-cultural dos internautas. Essa proposta deu certo, pois em pouco tempo milhares de pessoas passaram a fazer novas amizades através da ferramenta multimídia.

O Orkut foi o pioneiro no Brasil, chegou em 22 de janeiro de 2004, ainda na versão em inglês, em abril de 2005 o site disponibilizou a versão em português, já que o Brasil bateu recorde em números de internautas cadastrados, superando o EUA. Hoje são mais de 19 milhões de perfis cadastrados no mundo, 71% só no Brasil. Na verdade esses números não apresentam muita exatidão, já que muitos membros criam mais de um perfil por usuário, ou declaram residir em outros países.

Os interesses ao se cadastrar na rede são inúmeras, porém 80,99% estão participando para fazer novos e encontrar os velhos amigos e em segundo lugar estão aqueles que procuram parceiros de atividades com 27,19%.

Como tudo tem seu lado bom e ruim, o Orkut já despertou pensamentos maliciosos por parte de algumas pessoas, essa incrível ferramenta que poderia ser usada para entreter e socializar pessoas no mundo, está sendo utilizada para crimes na internet. Por esse motivo, várias pessoas já cometeram “orkucídio”, encerraram suas contas junto ao provedor. Muitos já tiveram suas fotos roubadas de seus albúns e depararam-se com as mesmas em atos explicítos, o que chega a ser extremamente constrangedor para qualquer um.

Falta de privacidade
Muitos usuários reclamam por terem sua privacidade invadida, a empresária de Manaus Michelle Soares, 29, decidiu, no início do ano, encerrar sua conta no Orkut, ela queixa-se pela falta de privacidade no sitema, “No início achei a ferramenta maravilhosa, conhecí muitos amigos em todo o Brasil, mas depois isso tudo me cansou, haviam quase 1000 contatos na minha rede, e não conhecia nem a metade. A minha vida estava exposta alí, e todos vasculhavam quando queriam, percebí que não estava tendo privacidade, por isso cometí o ‘orkucídio’. Relacionamento com amigos agora, somente real” explica Michelle.

As opniões se dividem em torno do assunto, o estudante Eduardo Gomes, 21, também de Manaus diz que depende de cada um a super exposição no Orkut. “Quando preenchemos o perfil, colocamos as informações que achamos convenientes, o que o usuário não quiser preencher, não preenche. O mesmo funciona para o album.” declara Eduardo.

Muitos estão optando pela exclusão diária dos “scraps” (recados deixados por quem visita o perfil) para assim manter sua privacidade, porém outros preferam usá-los como um espécie de termometro para medir sua popularidade no sistema.

No último dia 21 de abril, o Orkut estreou um novo recurso para seus usuários, sendo possivel visualizar os últimos cinco visitantes que visualizaram seu perfil, assim como o número total de visitas desde o mês de fevereiro, e ainda o total de visitas da última semana e do dia anterior, tudo para tentar dar mais segurança ao usuário do serviço.

Apesar de ter sido criado para ajudar, o novo recurso não agradou algumas pessoas, pois acabou com a possibilidade de alguém “bisbilhotar” sem ser descoberto. Mas o recurso pode ser desativado a hora que o usuário preferir. Mas como tudo tem um preço, quem não quiser ser pego “bisbilhotando” um perfil, desativando o recurso, também não poderá ver quem visitou sua página.

O estudante Rogério Melo, 22, entende o Orkut como um grande território aberto onde, quem decide transitar sobre não pode se esconder. “O Orkut é para fuçar, olhar, nada ali é território de ninguém, não se tem escritura de propriedade. É um grande BBB. Todos podem e devem espiar à vontade! E se estamos na Net, não somos obrigados a conhecer ninguém. Se quer adicionar, adicione e pronto! Vamos, sim, nos conhecer no caminho, andando juntos. E vou fuçar mesmo!”, ressalta destacando ainda que se um indivíduo quer privacidade, sente muito, mas Orkut não é o seu lugar.


Leia mais....
Hackers no Orkut
Novos Sites de Relacionamento



Hackers no Orkut
A verdade é que os hackers estão a solta no Orkut, muitas comunidades e perfis são roubados, e usados para denegrir a imagem dessas pessoas. Ultimamente, “scraps” têm sido espalhalhados com a seguinte mensagem: “Clique aqui para ver como as fotos da festa ficaram legais” o recado tem enganado muita gente, pois é encaminhado como se fosse uma pessoa conhecida e que faz parte da sua rede de amigos, ao clicar no link é feito um download instalando o virus no computador.....

Novos Sites de Relacionamento
O grupo brasileiro UOL – Universo On Line, cripu o UolK, Seguindo a linha do orkut, o site oferece recursos como perfil, comunidades e rede de amigos. Para se cadastrar no site não é necessário ser convidado. Também não é necessário estar logado para ver as páginas de membros e comunidades e para deixar recados. Para acessar o endereço é o http://uolk.uol.com.br.

A finalidade do grupo Uol, foi criar um sistema parecido com o Orkut, mas com uma marca totalmente brasileira, mas devido a grande popularidade do Orkut, o UolK ainda não tem conseguido agregar um grande número de adeptos.

Habbo Hotel

Com um nova proposta em sites de relacionamento virtual, o Habbo Hotel é um hotel virtual onde você pode passar o tempo e fazer novos amigos. Ele é feito para adolescentes, mas qualquer pessoa maior de 13 anos é bem-vinda.

Ao efetuar o registro você se torna um Habbo e pode andar, dançar, comer, beber e conversar nas cafeterias, nos restaurantes e nas piscinas. Você também pode decorar e colocar móveis no seu quarto, assim como escolher como figurar seu personagem que passará a frequentar o Hotel, ecolhendo características como: sexo, cor de pele, cabelo e figurino, cada um escolhe um estilo.

Para quem ainda não conhece o novo sistema, não é difícil começar uma conversa pela primeira vez e logo você encontrará alguém que tenha afinidade com você. Os personagens circulam livremente em várias dependencias do hotel, podendo interagir a qualquer momento.

O Hotel conta com uma equipe especializada, os “moderadores”, que pode te ajudar se está com alguma dúvida. Note que todos os moderadores tem um selo "Habbo Staff".

O Hotel é comandado pela Sulake Group. e no Brasil, conta com uma afiliada em São Paulo, a "Sulake Entretenimento Do Brasil LTDA". O Hotel mais movimentado é o do Reino Unido.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home