equipe3

Thursday, June 01, 2006

As plantas e a cura do câncer



Por Larry Miranda

O Câncer, doença ainda cientificamente incurável quando em estágio avançado, vitima milhares de pessoas em todo o mundo. Essa carência de tratamentos realmente efetivos para determinados graus de câncer faz com que pessoas portadoras da enfermidade, recorram à métodos alternativos, como tratamentos a base de ervas medicinais.

Apesar de não existirem provas que a planta amazônica, Babosa (Aloe Vera) tenha efeitos curativos sobre o câncer, um número crescente de pessoas vem recorrendo à medicina alternativa como último recurso para enfrentar o avanço da doença.

O trabalhador informal Roberto Farias, 41, conheceu o poder curativo das ervas quando teve hepatite, há poucos anos. Desde então, tem se interessado em aprender cada vez mais sobre o método de cura alternativo. “Comecei aos poucos a acreditar mais nas plantas que nos remédios”, afirma Farias. Que ficou curado da hepatite sem a administração de medicamentos tradicionais.

O conhecimento do herbalismo (uso de plantas medicinais) é muito usado pelas populações indígenas no seu dia a dia. Esse método foi trazido para os centros urbanos através de descendentes indígenas ou pessoas que tiveram contato com a cultura desse povo. A finalidade do comércio dessas ervas é tanto divulgação quanto comercialização dos chás, também chamados popularmente de ‘garrafadas’.

Em Manaus, no Mercado Municipal Adolpho Lisboa, existem pessoas praticando o comércio de plantas in natura, das receitas das plantas já em um estágio pré-industrializado. Em que as plantas já estão identificadas, cortadas, embaladas e acompanham um folheto com informações sobre o produto, tais como a indicação e o modo de preparo.

A Babosa e o Câncer

Segundo o Frei Romano Zago, que lançou um livro intitulado ‘O Câncer tem cura’, a Babosa fortalece o sistema imunológico debilitado, tendo ação anti-inflamatória e anti-viral.

Pesquisas isoladas mostraram que os oligossacarídeos presentes na babosa ajudam a combater as células malignas, no entanto, concluiu-se também que seu consumo não deve ser indiscriminado, pois pode provocar dores abdominais, fortes diarréias (que os defensores do uso afirmam ser o ‘efeito limpeza’) e, em doses elevadas, pode causar até inflamação nos rins.

Os comerciantes de ervas medicinais do ‘Mercadão’ afirmam que o mito da Babosa ajudar no tratamento do câncer pode ter um fundo de verdade, isso porque várias pessoas tem os procurado para comprar a planta, mas também voltam posteriormente para adquirir mais do produto, afirmando estarem sentindo o efeito curativo do chá.


Leria Mais..
O Elixir para a cura do Câncer
Outras plantas e suas propriedades

1 Comments:

Post a Comment

<< Home